domingo, 18 de março de 2012
E chegou a Páscoa!!
Páscoa, Paasfees, Ostern, عيد الفصح, Bazko, Великден, Pasqua, Påske, Pascua, Pasko, Pääsiäinen, Pâques, Pasche, Aghdgoma, Páscha, Húsvét, Easter, Cáisg, Paska, Īsutā, Festa Paschalia, Lieldienas, Pasen, Påske, Wielkanoc, Paşti, Paskha, Påsk, Paskalya ou Великдень.
Seja a língua que for, a Páscoa celebra um momento de renascimento, lembrando de Jesus cristo na sua ressureição.
Ela possui diversos símbolos, dentre eles, o peixe. A Páscoa mantém o sentido da trajetória da história de Jesus Cristo para os cristãos. O peixe, um dos símbolos mais antigos, está vinculado às aparições de Jesus que sempre se liga à presença do mesmo em sua história.
Já a substituição do ato de comer carne por peixe procura relembrar a crucificação de Cristo. A abstenção da carne que foi instituída nos primórdios da igreja para se ligar a Jesus Cristo que jejuou 40 dias e noite antes do início de seu ministério.
Quando pequeno sofria demais com esse dia, pois não comia peixe algum. Na Sexta-Feira Santa, minha mãe sempre fazia a famosa Bacalhoada e eu ficava somente com as batatas. O tempo passou e hoje já como vários peixes.
O tempo também passou e muitas pessoas acabaram por deixar de lado essa tradição de não comer carne na quaresma, mas o Bacalhau continua bem difundido.
Até a Páscoa vou postar algumas receitas tradicionais com Bacalhau e outras mais contemporâneas.
Dias atrás assisti a esse vídeo do Chef Alex Caputo que visitou o restaurante Terra de Santa Cruz no Mercadão de São Paulo e queria dividir com vocês.
Nele o Chef fala do uso da água gelada para dessalga do Bacalhau e em seguida mostra um preparo rápido e facil de ser reproduzido.
Vale uma olhada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário