Oi Pessoal.
Gravei para o Programa Toda Tarde uma receita de Fondue de Chocolate.
Durante a gravação cometi dois ao falar desta sobremesa.
Primeiramente errei o gênero. Chamamos de "a" Fondue e não com o gênero masculino como a tratei. Porém, no popular chamam mesmo de "o" Founde.
Em segundo lugar, na realidade a região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça. Como a receita mais antiga foi encontrada em um livro escrito em Zurique é destinada à Suíça a origem da Fondue.
Como a palavra Fondue em francês quer dizer derretido, fundido, acabei tratando o prato como de origem francesa.
No século XIII, alguns povos do Alpes Suíço produziram mais queijo do que o necessário para o comércio externo e interno. Com a chegada do inverno eles endureceram e foi aí que alguém teve a brilhante idéia de derreter o exagero produzido.
Para conservá-lo adicionaram bebida alcóolica e a escolhida foi o kirsch, a pinga de cereja produzida por esse povo. Assim, eles passaram a estocar blocos derretidos com o destilado, que endurecia com o frio, mas não estragava. No momento de comer, bastava derretê-los novamente.
Depois da fondue de queijo nasceram as variáveis, como a fondue bourguignonne que nada mais é do que carne frita em óleo. Surgiram também as de peixe, de camarão e de chocolate.
Bom, como já me retratei pelos erros e contei um pouco de história, vamos ao que interessa.
Fondue de Chocolate
Espero que gostem!
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário