sábado, 21 de julho de 2012

Uma Fondue de Chocolate para uma noite fria.




Oi Pessoal.

Gravei para o Programa Toda Tarde uma receita de Fondue de Chocolate.




Durante a gravação cometi dois ao falar desta sobremesa.

Primeiramente errei o gênero. Chamamos de "a" Fondue e não com o gênero masculino como a tratei. Porém, no popular chamam mesmo de "o" Founde.
Em segundo lugar, na realidade a região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça. Como a receita mais antiga foi encontrada em um livro escrito em Zurique é destinada à Suíça a origem da Fondue.
Como a palavra Fondue em francês quer dizer derretido, fundido, acabei tratando o prato como de origem francesa.

No século XIII, alguns povos do Alpes Suíço produziram mais queijo do que o necessário para o comércio externo e interno. Com a chegada do inverno eles endureceram e foi aí que alguém teve a brilhante idéia de derreter o exagero produzido.

Para conservá-lo adicionaram bebida alcóolica e a escolhida foi o kirsch, a pinga de cereja produzida por esse povo. Assim, eles passaram a estocar blocos derretidos com o destilado, que endurecia com o frio, mas não estragava. No momento de comer, bastava derretê-los novamente.

Depois da fondue de queijo nasceram as variáveis, como a fondue bourguignonne que nada mais é do que carne frita em óleo. Surgiram também as de peixe, de camarão e de chocolate.

Bom, como já me retratei pelos erros e contei um pouco de história, vamos ao que interessa.

Fondue de Chocolate

Espero que gostem!
Abraços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário