sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A hora e a vez do Negrinho!

O Brigadeiro é um doce brasileiríssimo chamado antigamente de Negrinho.
Conta a história que o mesmo surgiu por volta da década de 40 quando se misturou o leite condensado com chocolate para servir como um doce.
Algumas versões são apresentadas a respeito do nascimento do nosso Brigadeiro, porém todas rondam um mesmo indivíduo.
Logo após a queda de Getúlio Vargas, houve uma corrida pela candidatura para a Presidência da República.
Na época o Brigadeiro Eduardo Gomes se candidatou a presidência e uma das versões conta que o doce foi feito para a arrecadação de verbas para a campanha. Versão simples.
Uma segunda versão conta que as mulherres do Rio de Janeiro que estavam bem engajadas na candidatura de Eduardo Gomes faziam os tais negrinhos também para arrecadar fundos. Junto à distribuição dos docinhos era pronunciado o seu slogan: "Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro!". Versão mais engraçada.
Uma terceira diz que uma mulher chamada Heloísa Nabuco, representante de uma tradicional familia na época criou um doce diferentes do que comemos hoje e o chamou de Brigadeiro em homenagem ao candidato.
Bom seja uma ou outra versão aceita, o chato é que o Brigadeiro Eduardo Gomes não ganhou a presidência, perdeu para o General Eurico Gaspar Dutra.
Se o negrinho tivesse sido usado para Gaspar Dutra, provavelmete estaríamos comendo hoje o General e não o Brigadeiro!
Durante tempos ele esteve presente quase que somente nas mesas de Festas Infantis. Nos dois últimos anos ele vem ganhando uma caa nova. Hoje ele já é chamado de Doce Gourmet devido ao esmero na sua produção.
Nomes como o da Chef Juliana Motter da Maria Brigadeiros vem aparecendo em cena. www.mariabrigadeiro.com.br
Com ela e outros, o Brigadeiro ganhou ropa nova e se apresenta nas mais variadas versões: com licores, chocolates especiais, sabores diferenciados como erva cidreira entre outros.
Praticamente todos sabemos que o brigadeiro esta baseado em misturar ao fogo o leite condensado, manteiga e o chocolate. Fazemos isso com muita facilidade em casa.
Agora, você pode até ganhar um dinheirinho com esse gostoso Negrinho. Basta usar ingredientes de qualidade e inventar.

Veja algumas fotos abaixo, delicie-se, tenha coragem e vá pra cozinha criar a sua receita logo em seguida.




http://www.childrensparties.ie/blog/

http://beijotchau.wordpress.com/2008/04/20/brigadeiro/







Nenhum comentário:

Postar um comentário