terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Lentilhas da sorte

Sempre escutei que comer lentilhas na virada do ano dá sorte.
Olha, se dá sorte ou não eu não tenho certeza.
Se eu acredito? Melhor não brincar com isso.
Eu venho comendo Lentilhas na virada de vários anos para cá e vem correndo tudo muito bem. Melhor continuar!
Sem contar que é muito saborosa. Além de comer na virada eu como o ano todo.
E cozinha mais rápido que o feijão.

Seu nome botânico é Lens esculenta. existem muitas variedades de cores diversas como a vermelha, preta, amarela. A que encontramos nos supermercados tem uma coloração verde acinzentada.

Bom, eu acho que Tradição é Tradição. O mais básico é fazer uma sopa com as lentilhas e cada um dos convidados vai lá com uma xícara, pega a sua porção e com uma bela colher degusta esse prato bem quentinho.

Mesmo com esse calor que está fazendo vale a pena.

Lentilha da Sorte




Ingredientes

3 litros de água
2 xícaras (chá) de lentilha
6 colheres (sopa) de azeite
100g de Bacon picado em cubinhos
5 colheres (sopa) de cebola ralada
1 dente de alho amassado com sal a gosto
1 colher (chá) de manjerona
Calabreza em rodelas
Pimenta do reinoreino a gosto

Preparo

1.Leve ao fogo uma panela grande com a água e a lentilha (lavada...é sempre bom) e deixe cozinhar bem sem secar a água (uns 40 minutos). Deixe a panela semi tampada se quiser.
2.A parte leve ao fogo médio uma frigideira com azeite, deixe esquentar bem, frite o bacon, junte a cebola, o alho previamente amassado com sal, manjerona e pimenta-do-reino a gosto e vá mexendo até ficar bem dourado.
3.Acrescente na lentilha cozida, deixe ferver bem até engrossar o caldo, mexendo de vez em quando para não queimar (fogo baixo).
4.A consistência do caldo fica ao seu gosto.
5.Para incrementar, frite umas rodelas de calabreza e sirva junto com a lentilha.


Coma sobre uma cadeira (tirando os pés do chão) no primeiro segundo do dia 01 de janeiro e deseje tudo de bom!

Faltam 4 dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário