quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dica Cinematográfica - O Tempero da Vida


Mais uma dica de filme relacionado à gastronomia par ser assitido com uma boa comidinha.
O carnaval está chegando e para aqueles que não vão cair na avenida com fantasia, confetes e serpentinas um filme pode ser uma boa oportunidade.

Assisti esta semana "O Tempero da Vida".
Ao redor da comida, normalmente dentro da cozinha, ocorem muito fatos familiares.
Alegrias e confusões que fazem parte da história de vida de cada pessoa.

O filme se divide em três partes, como uma bela refeição: a entrada, o prato principal e a sobremesa.
Sem limites precisos, a história vai e vem dos flashbacks pros dias atuais, contando como Fanis se separou de Istambul, do avô e de Saime, uma coleguinha por quem se apaixonara.


Nas lembranças, o protagonista vai, pouco a pouco, se envolvendo com a cozinha, inspirado pelos conselhos do avô que vão desde o segredo para se ter a melhor almôndega até importantes constatações etimológicas.
Numa dessas, que abre o filme, descobrimos que a palavra grega para sonho contém a palavra grega para arroto. Sem que o sentido disso fique claro, o filme fala dos rituais que dão sabor à alimentação e às histórias, mas, indo além, me parece apontar para o resultado de duas ebulições diferentes: a dos sonhos que se dá na cabeça e a do arroto, no estômago.
A idéia é torná-las equivalentes e o filme desenvolve isso bem ao retratar a importância da alimentação nas culturas da Grécia e da Turquia. Lembremos que Istambul, antiga Constantinopla, tem um papel extremamente destacada na história do ocidente ao servir de ligação com o oriente, de onde vinham as especiarias. Devemos nossa “descoberta” a um contratempo histórico, em que os portugueses visavam justamente chegar às Índias, em busca de uma rota alternativa para as especiarias. Para além das lembranças, o nostálgico Fanis tem que conviver com a definitiva ausência do avô, enquanto tenta resgatar o amor de Saime.

Deixo aqui um trailer do filme para aguçar a sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário